Central de Atendimento

  • Chat
  • (11) 4935-9398
Fechar

Por Que e Quando é Comemorado o Dia das Mães?

Créditos: Portal Getsemani

 

Sempre nos preparamos para o Dia das Mães com presentes, mensagens, flores e muito amor para dar, certo? Mas você nunca se perguntou o porquê dessa data? O nosso post de hoje explicará como começou o Dia das Mães e um pouco da história sobre a data.

 

A Origem

 Existem duas comemorações de Dia das Mães. A primeira aconteceu na Grécia antiga.

Com a chegada da Primavera, em Março, os gregos se reuniam e faziam uma adoração às mães, festejada em honra a Rhea, a mãe dos Deuses. Essa história ficou pouco conhecida.

Mas a história da data ser comemorada todo o segundo domingo de maio, se deve à história da americana e ativista Anna Jarvis, no estado da Virgínia Ocidental, que após a morte de sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, decidiu organizar uma homenagem a todas as mães e ensinar às crianças a importância da figura materna. Toda dor e sofrimento de Anna motivaram suas amigas a dar uma festa para perpetuar a memória de sua mãe. Anna quis estender a festa a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todos os filhos homenageassem e lembrassem da suas mães. A intenção era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

 Crédido: Site Human Flower Project

Em 1858, Anna ainda criou o Mothers Days Works Clubs, com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Cerca de 10 anos depois da criação da fundação, em 1865, Anna organizou o Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães), com o intuito de amenizar as condições dos feridos na guerra de secessão.

Depois de toda luta de Anna, em 26 de Abril de 1910, aconteceu a primeira celebração oficial, quando o governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock agregou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Depois disso, em pouco tempo, outros estados norte-americanos aderiram à celebração, e em 1914, Woodrow Wilson, então presidente dos EUA, unificou a comemoração em todos os estados, constituindo que o Dia das Mães deveria ser festejado sempre no segundo domingo de maio, sugestão da própria Anna Jarvis. Alguns anos depois, cerca de 40 países adotaram a data.

                       

No Brasil

 Em 12 de maio de 1918, foi comemorado a primeiro Dia das Mães aqui no Brasil, associado a instituições religiosas. Quase 20 anos depois, em 1932, o governo de Getúlio Vargas, aderiu ao Dia das Mães no calendário brasileiro e seguiu o mesmo molde dos Estados Unidos, celebrando em todo segundo domingo do mês de maio.

  

Flor como símbolo

 

Créditos: Jardim.info

 

A tradição de enviar flores no Dia das mães também veio de Anna, que durante a primeira missa em homenagem as mães, ela enviou 500 cravos brancos para a igreja de Grafton. Para ela, a cor branca do cravo simbolizava amor, paz, caridade, fidelidade e união. Todos os anos, Anna enviou cravos à igreja.

Neste ano, 2017, a data será comemorada no dia 14 de Maio. Montamos um Guia com 7 Dicas de Presentes para ajudar você a celebrar a data com lindos gestos de carinho. Não deixe de homenagear a sua mãe de coração, seja ela a sua irmã, avó, madrinha, pai ou até mesmo duas mães. O que importa é o seu laço de amor com essa pessoa.